Sabe como é feito o abastecimento de navios?
abaixo termos e descrição desta atividade tão importante para o negocio:
A palavra Bunker (lê-se bankers) provém do
termo usado para designar o espaço onde o combustível é armazenado nos navios.
Isto derivado do fato de os primeiros navios à vapor terem usado carvão para o
seu funcionamento, o qual era armazenado em "bunkers de carvão"
Os primeiros navios a consumirem combustível
apareceram em 1900, tendo em 1940 se verificado um equilíbrio entre os navios
que consumiam combustível e os que consumiam carvão. Por volta de 1960,
praticamente o carvão deixou de ser usado para os navios. A substituição do
carvão pelo combustível deveu-se fundamentalmente à facilidade de manuseamento
dos combustíveis líquidos bem como a questões ligadas à poluição do meio
ambiente.
Antes dos anos 70
a atividade de bunkers era dominada pela maiores companhias, também designadas
por sete irmãs: BP, Chevron, Esso, Gulf, Mobil, Shell e Texaco. Atualmente
estão envolvidas nesta atividade as grandes companhias de petróleo, companhias
estatais, independentes grupos de petróleo, para além de especialistas locais.
2. Alguns aspectos
comerciais sobre os Bunkers
Na operação dos
bunkers, vários elementos estão envolvidos:
- Os proprietários das embarcações;
- Os compradores (dono, gestor ou a entidade que aluga a embarcação);
- Os intermediários (brokers e/ou traders);
- O fornecedor;
- O agente que faz a entrega;
- O Inspetor;
- O usuário (a tripulação do navio)
Um aspecto
importante tem muito a ver com a interligação entre os diversos elementos,
desde o proprietário da embarcação até ao processo de reabastecimento do barco,
tal como ilustra o esquema que segue:
Os brokers e
traders são ambos facilitadores ou intermediários, mas os traders são aqueles
que têm acordos com os fornecedores, em termos de contratos de fornecimento,
créditos, etc. As vezes os brokers podem entregar estabelecer uma relação com
os fornecedores sem precisarem dos traders.
2.1. Etapas de uma
relação comercial (de Bunker)
- Os elementos de um Bunker são simples:
- O comprador faz uma requisição de combustível a ser abastecido num porto numa determinada data e convida os vendedores a fazer a oferta de preço.
- Os vendedores fazem a oferta baseada na sua própria posição, opinião sobre o comprador e sua percepção sobre o mercado;
- O comprador compara as ofertas e estabelece negociações com os diferentes fornecedores até o alcance de um acordo;
- Depois da entrega, o fornecedor apresenta a factura juntamente com a documentação de suporte;
- O comprador efetua o pagamento nos termos das condições estabelecidas na relação comercial.
Nesta relação é
sempre necessário que tudo esteja devidamente clarificado para evitar que uma
das partes fique prejudicada. As respostas às seguintes questões ajudam a larificar
o processo:
1.
Quem é o comprador?
2.
Qual é o nome do navio?
3.
Em que porto será feito o abastecimento?
4.
Em que dia e hora?
5.
Que tipo de combustível precisa, bem como as especificações?
6.
Quais são as quantidades?
7. Quando
é que precisa da oferta de preços?
8. Qual
é a data de atracação?
9. A
quem deverá ser enviada a oferta?
10.
Haverá algumas condições especiais?
Normalmente o
período entre a requisição e a atracação do barco é de 7 a 10 dias por causa de
questões ligadas a regularização aduaneira. Períodos mais dilatados não são
recomendáveis devido as eventuais alterações de preços. A oferta de preço deve
conter todos os elementos, designadamente, o preço base, o preço de entrega, os
custos de entrega, outros custos extraordinários, termos e condições de
pagamento, comissões, validade e outros.
O preço deverá ser
em diferentes moedas, e as quantidades em diferentes unidades. Contudo,
internacionalmente são usados preços em USD/TM. É preciso indicar nos custos de
entrega todas as taxas devidas, tais como taxa de pipiline, taxas de ancoragem,
sobre-estadias, etc..
Quanto aos termos
de pagamento, são usadas as seguintes modalidades:
Normalmente 30 dias de crédito; em alguns casos 60 a 90 dias
Pagamento adiantado: Tem o risco de as quantidades abastecidas não coincidirem com as pagas.
Normalmente 30 dias de crédito; em alguns casos 60 a 90 dias
Pagamento adiantado: Tem o risco de as quantidades abastecidas não coincidirem com as pagas.
Uma vez aceite o
preço e as condições de pagamento, há necessidade de se fazer uma carta de
confirmação e aceitação da encomenda. A carta deve ser enviada por fax ou
telex, com todos os detalhes inclusos. O uso de fax ou telex assegura que o
documento foi efetivamente recebido (ou enviado).
Depois da
conclusão das discussões e obtenção dos entendimentos, é importante assegurar
que toda a informação necessária para a entrega foi detalhada em tempo útil.
Por outro lado, todos os dados relativos a chegada do navio (ETA) e realização
do Bunker deverão ser entregues ao agente, entidade abastecedora ou, se
existir, o inspetor.
3. Operação de
Bunkering
Uma operação de
Bunkering propriamente dita envolve vários fatores a ter em conta. O operador
do navio deverá efetivamente estimar a quantidade de combustível necessária
para abastecer. Ele nunca irá sair com mais combustível do que o necessário a
não ser que seja mais barato que o do porto seguinte no seu percurso e que os
bunkers seguintes não venham a afeta os seus ganhos no freight.
Por seu turno, o
fornecedor deverá questionar sobre o navio e a sua carga de modo a assegurar
que a sua oferta será prática. As melhores fontes desta informação são os
agentes dos navios e os brokers.
Algumas medições
deverão ser feitas antes da operação de abastecimento, tais como:
Determinação da Míngua (ULLAGE) que é a distância que vai do topo do reservatório à superfície do líquido; Sondagem (Sounding) que é a profundidade do produto;
Altura de referência: Distância entre o fundo do tanque e a o topo do mesmo.
Determinação da Míngua (ULLAGE) que é a distância que vai do topo do reservatório à superfície do líquido; Sondagem (Sounding) que é a profundidade do produto;
Altura de referência: Distância entre o fundo do tanque e a o topo do mesmo.
Com base nestes
dados pode-se determinar a quantidade do produto contido no tanque do navio.
Naturalmente que há necessidade de se usar as unidades com base na temperatura
observada. (na Europa a temperatura de referência é de 15ºC).
3.1. Bombagem por
Pipeline
A bombagem por
pipeline exige que haja quantidades mínimas e que as conexões de Bunker deverão
estar devidamente fixas. Muitas das vezes a mesma linha de Diesel é usada para
fuel oil. As quantidades abastecidas são medidas por sondagem ou por uma régua
flutuante.
3.2. Bombardear
por Caminhão Cisterna
O tanque deverá
estar tanto próximo do navio quanto possível. O limite realístico é de cerca de
200 metros. Tem normalmente uma régua flutuante que registra um bilhete de
entrega; tem uma capacidade de descarga em cerca de 30 minutos. Em alguns
portos é possível descarregar cerca de 1000 Toneladas métricas por Caminhão
Cisterna a uma velocidade de cerca de 50 TM/hora
3.3. Bombagem
barco para barco
Este bunker é
normalmente feito no alto mar. Os barcos podem bombear cerca de 300 TM/hora e
alguns deles 1000 TM/hora, mas apenas poucos navios podem receber a esta
velocidade. Em média os barcos suportam uma velocidade de bombagem de cerca de
100 TM/hora. Esta prática é muito freqüente na atividade pesqueira, em que um
navio de grande tonelagem vai à costa abastecer-se para posteriormente
realimentar as pequenas embarcações no alto mar, isto para garantir que o
processo de captura do pescado ocorra sem grandes interrupções.
4. Duração de um
bunker
Se considerarmos
um bunker de 500 TM de combustível oil 380cSt e 25TM de gasóleo, teremos o
seguinte tempo distribuído por etapas:
Atracação: 10
minutos se o tempo estiver favorável;
Conexão das
Mangueiras: 20 a 30 minutos dependendo do equipamento usado;
Abastecimento: 2.5
Horas;
Medição,
desconexão e verificação da documentação: 1 hora.
Ao todo são cerca
de 4 horas de operação, considerando um bombeamento a 300 TM/hora.
É sempre
importante antes do Bunker certificar:
- O tipo e quantidade de combustível;
- Verificar se há suficiente espaço no tanque;
- Confirmar o método de comunicação;
- Confirmar o método de interrupção da bombagem;
- Assegurar que as ações de prevenção de poluição estão estabelecidas e preparadas.
- Verificar as quantidades Iniciais. (Opening Gauges)
Durante a realização
do Bunker
- É preciso que esteja sempre pessoal no local (de entrega e do navio).
- Acompanhar o nível de produto no tanque;
- Assegurar que o produto está sendo coletados;
- A velocidade de bombeamento poderá mudar repentinamente; nunca se deve assumir que a proporção é sempre constante.
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